O GATO COMEU-TE A LÍNGUA


O GATO COMEU-TE A LÍNGUA é o programa de rádio que promete revolucionar o underground artístico português, um programa de rádio em multi-plataforma resultado de uma parceria entre as Produções D. Mona e a Rádio Movimento, com o objectivo de criar uma plataforma de discussão em torno das Artes Performativas e da Imagem em Movimento. O programa estreou a dia 26 de Setembro de 2019 em multistreaming e a emissão vai para o ar em directo (som e imagem) todas as quintas-feiras das 22h00 às 23h00. Prometemos abordar as mais diversas temáticas do mundo da Arte. A guiar a emissão, entre conversa e técnica, contamos com Mónica Kahlo e Sílvia Raposo, das Produções D. Mona. O programa promete surpreender ao longo dos próximos meses e poderão acompanhar-nos em directo através das plataformas Facebook, YouTube, Twitch, Twitter e Mixer:

www.facebook.com/dmonaii
www.facebook.com/radiomovimentopt
https://www.youtube.com/channel/UCAr7_vj6uUz9g9OAkd9nPLg
www.twitch.tv/radiomovimento
www.twitter.com/radiomovimento1
www.mixer.com/radiomovimento

Ainda podem ouvir-nos, apenas em áudio, no player do site da Rádio Movimento:
www.radiomovimento.pt


2019

EPISÓDIO-PILOTO - 26 DE SETEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADA: ÉLIA RAMALHO


A abrir a temática Artes Plásticas no dia 26 de Setembro, teremos o prazer de ter connosco a artista plástica Élia Ramalho, cujo mais recente trabalho o Quarto de Van Gogh está a ser um tremendo sucesso, uma obra em tamanho real, onde o público se pode sentar e deitar percorrendo, literalmente, o quarto deste pintor holandês pós-impressionista. Élia é artista visual e escritora, tendo realizado diversas exposições individuais e ateliês de pintura e ilustração 3D em Portugal e Timor-Leste. É doutoranda em Materialidades da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com mestrado em Comunicação Estética e Licenciatura em Artes Plásticas/Pintura na ARCA-EUAC. Em 2009 recebeu uma menção honrosa na Bienal de Vila Nova de Cerveira e na Bienal de Porto Santo. Foi-lhe atribuído também o Prémio de Pintura e Escultura Dom Fernando II em Sintra. As suas obras estão representadas em coleções particulares e nas coleções do Museu da Presidência da República, Casa Museu Fernando Namora, Embaixada de Timor Leste em Lisboa e Hospital Distrital de Tomar. 

Para saber mais sobre esta artista portuguesa acompanhe-nos no próximo dia 26 de Setembro às 22h00 e fique a conhecer também as suas páginas artísticas: eliaramalho.com  www.facebook.com/eliaramalhoartista.



EPISÓDIO II - 03 DE OUTUBRO'19
ARTISTA CONVIDADA: LINDA VALADAS

Na temática Nova Ópera e a abrir o programa de 03 de Outubro teremos como convidada Linda Valadas, actriz, encenadora e cantora. Estudou teatro com João Mota, Marcia Haufrecht (Nova Iorque), Bruno Schiappa e Scott Williams (Londres) e frequentou o Mestrado em Teatro, especialização em Encenação, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalhou como intérprete com Nuno Pino Custódio, Alexandre Lyra Leite, Wojtek Ziemilski, Graham Vick, Ana Padrão, Ron Howell e Catarina Trota.  No cinema, em Portugal, trabalhou com Claudia Clemente. Em Itália e no Reino Unido filmou com Amir Gere, João Paulo Simões e Joseph Tito. Tem trabalhado como actriz e voice over artist para televisão na TVI, SIC e RTP e foi nomeada para os Globos de Ouro 2016 com o espetáculo E Morreram Felizes Para Sempre.  Fundou este ano a  AREPO | Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, com o compositor Luís Soldado.
Página artística: www.facebook.com/linda.valadas




EPISÓDIO III - 10 DE OUTUBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: MATAMBA JOAQUIM


A abrir a temática das Artes Performativas e da Imagem em Movimento, recebemos no dia 10 de Outubro o actor e argumentista Matamba Joaquim, vencedor do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA em 2018 pelo seu brilhante desempenho em "Comboio de Sal e Açúcar" e membro fundador do Teatro GRIOT, uma companhia não só premiada diversas vezes pelo talento artístico como de uma relevância mordaz na sociedade portuguesa.

Páginas artísticas: www.facebook.com/matambajoaquim / matambajoaquim.com




EPISÓDIO IV - 17 DE OUTUBRO'19
ARTISTA CONVIDADA: MARTA VIEIRA

A inaugurar a temática Caracterização e Cosplay convidámos a artista Marta Vieira, também conhecida como MindBizarre, para abrir o programa do dia 17 de Outubro de 2019. Os seus trabalhos unem cosplay, vídeo, fotografia, pintura, desenho, maquilhagem e escultura, dando ao Cosplay uma dimensão de autêntica Face e Body Art.



EPISÓDIO V - 14 DE NOVEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADA: ESHANI LASYA

A estrear a temática Novos Caminhos da Dança, entrevistamos no dia 14 de Novembro a bailarina e coreografa Eshani Lasya, fundadora da EKA Dance Company e pioneira do método NATYOGA, que combina Dança, Yoga e Meditação.
Páginas artísticas: www.facebook.com/eshani.visual.dancerwww.facebook.com/EKAdancecompany



EPISÓDIO VI - 21 DE NOVEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: IVO SOARES

A abrir a temática Novos Talentos, recebemos no dia 21 de Novembro, o músico, letrista e compositor Ivo Soares, vencedor do concurso MTV 2012. Depois do sucesso de Exklusive Miami 2012, Let It Go EP, There Is Soul In My House, prepara-se para lançar o quarto álbum e teremos o privilégio de o ouvir cantar em directo nas multiplataformas da Rádio Movimento e Produções D. Mona, entre elas o Facebook, YouTube e páginas oficiais. Um exclusivo O Gato Comeu-te a Língua!
Páginas artísticas: www.facebook.com/ivosoaresx /  www.youtube.com/ivosoaresptt




EPISÓDIO VII - 28 DE NOVEMBRO'19
ARTISTAS CONVIDADOS: VITORINO CORAGEM E AMÉLIA MONTEIRO


A abrir a temática Arte e Fotografia, num episódio especial dia 28 de Novembro, teremos connosco em estúdio os fotógrafos Vitorino Coragem e Amélia Monteiro. Vitorino Coragem é fotógrafo e jornalista. Formado em sociologia, trabalhou nas redacções do jornal A Capital, Diário de Notícias, Folha de São Paulo e La Opinión de Granada. Pela lente de Vitorino Coragem já passaram nomes tão variados como a fotógrafa Estelle Valente, os actores Fernando Luís, Eunice Muñoz, Pedro Lamares ou os músicos Simone de Oliveira, Rita Redshoes e Jorge Palma. Como trabalhos mais recentes do autor destacam-se as exposições “Maria Bicicleta” e “Light & Sea Collection”, nas quais o rosto ocupa o papel de destaque. É um activista do uso da bicicleta na cidade de Lisboa; E Amélia Monteiro é fotógrafa desde 2009, formada em fotografia de teatro e concertos, retrato, foto-jornalismo e fotografia documental, assim como em WebDesgin e Marketing digital. Em 2017 fundou o site Aconteceemlisboa.pt, uma página onde o texto, as imagens e o desenho são os pilares de diversas matérias sobre exposições e espectáculos de rua e de teatro. É uma Urban Sketcher e grande apaixonada pelo violino.




EPISÓDIO VIII - 05 DE DEZEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: DILEN MAGAN


A inaugurar a temática Espaços Culturais recebemos no próximo dia 5 de Dezembro o artista e empresário Dilen Magan, director da EKAM, uma produtora independente de audiovisuais que apoia artistas na concepção, desenvolvimento e divulgação dos seus projectos musicais, e co-fundador do projecto TEMPLE LX. TEMPLE é o mais recente espaço cultural da cidade de Lisboa, dedicado a actividades culturais: teatro, dança, performance, artes visuais, música (acústica e electrónica); e serviços relacionados à educação e bem-estar, como palestras e terapias. É a sede do projecto YANTRA - roupas personalizadas feitas à mão - com loja e estúdio 'in loco'. Também inclui o estúdio de dança da EKA Dance Company, dirigida por Eshani Lasya, que foi nossa convidada na emissão de 14 de Novembro'19, com aulas e workshops sobre dança clássica indiana, ioga e meditação.


Páginas artísticaswww.facebook.com/nadatemple



EPISÓDIO IX - 12 DE DEZEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: JOCKA CARVALHO


A abrir a temática Novo Circo, dia 12 de Dezembro, recebemos o artista Jocka, atleta de alta competição, bailarino, artista de circo e coreógrafo. Integrou a Top 4 Gymnast World ranking list em 2003, fez parte do Ginásio Clube Português, com o qual participou no torneio Pre Olympic e se consagrou 7 vezes como campeão nacional, tendo sido indicado também para os 2º e 3º lugares na World Cup de 2001 e 2003, respectivamente. Jocka Carvalho formou-se na Escola de Circo com um diploma em Hand Balance e Strapaten e realizou inúmeros shows circenses na Europa e nos EUA, vendo o seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente.

Páginas artísticaswww.instagram.com/jockaflyerwww.jockacarvalho.com / www.facebook.com/jockacroflyer



EPISÓDIO X 19 DE DEZEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: PAULO PASCOAL

No dia 19 de Dezembro, regressamos à temática Artes Performativas, numa conversa com o performer e modelo Paulo Pascoal. Na sua formação em teatro, cinema, música e escrita criativa, destacam-se o  Bachelor of Fine Arts  pelo BFA em New York, e  o curso de Playwright & Film pela James Price Acting Studio NYC. Com provas dadas em televisão, cinema, teatro e publicidade, de que são exemplo o Musical Off-Broadway "Happy Days", com direção de Michael Horn, o ter sido o primeiro angolano a editar um álbum de estúdio em inglês ou, mais recentemente, a sua participação no programa A Tua Cara Não Me é Estranha, Paulo Pascoal construiu um percurso mordaz, marcado também pelo seu activismo. 

Páginas artísticas: www.facebook.com/paulopascoall



EPISÓDIO XI - 23 DE DEZEMBRO'19
EMISSÃO ESPECIAL NATAL

No dia 23 de Dezembro, numa emissão especial de Natal, e porque o Natal nos relembra a importância da partilha, arte e solidariedade, recebemos em estúdio o actor e encenador Tiago Pereira Couto para nos falar sobre a Sem Tábuas - Associação Sócio-Cultural e Artística, um projecto que estreita a ligação entre o social e o cultural, promovendo práticas artísticas para a inclusão social. Recebemos também Helena Raposo para nos falar sobre doçaria de Natal, ela que, a par de uma longa carreira no mundo da Pastelaria, é figurinista da Companhia Vidas de A a Z e das Produções D. Mona. Mas as surpresas não ficam por aqui... A este elenco de excelência junta-se Rosalina Spencer, carteira com vastos anos de experiência e muitas histórias para contar acerca de como se vive esta quadra natalícia no mundo da distribuição postal e, last but not least, Ana Sofia Santos, agente de aluguer de frota automóvel neste época do ano em que o aeroporto é uma porta para os encontros e desencontros das famílias portuguesas e que alguns conhecem também pela sua actividade paralela como fotógrafa de desporto e espectáculos [SofiaFotografia]. Mas as surpresas continuam com um convidado surpresa hiper mega natalício-especial e algumas personagens do universo natalício ocidental. Uma emissão a não perder!

Páginas artísticas: www.facebook.com/semtabuas | www.facebook.com/sofiafotografia9



2020

EPISÓDIO XII - 09 DE JANEIRO'19
ARTISTA CONVIDADO: RICARDO SOARES (MUSGO)

Abrimos o novo ano com Ricardo Soares no dia 09 de Janeiro de 2020. Ricardo Soares é produtor, gestor administrativo e financeiro da MUSGO Produção Cultural desde 2012. Mestrando em Encenação, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Tem o Curso Profissional de Artes do Espectáculo na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (Chapitô). Dirigiu "Energia solar" e "Energia Fóssil", no Festival Ciência e Arte, produzido pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz - Universidade de Évora. Foi dirigido por Paulo Campos dos Reis (“Os Lusíadas – Viagem Infinita”, "Ou Quixote"), Mário Trigo (“Ulisses”), Filipe Crawford, (“A Ilha dos Deuses”), Filomena Oliveira (“Memorial do Convento”), Nuno Vicente (“Despedida de Solteiro”) , José Henrique Neto (“Auto da Barca do Inferno) nos últimos cinco anos. Parte integrante do grupo de teatro de improviso “INSTANTÂNEOS”, tem formação em técnica de improviso teatral e técnica da máscara com Filipe Crawford, Pablo Pundik, Ignácio Lopez, Omar Argentino Galvan, Tim Orr, Imbal Lori, JStar Atlanta e
Patti Stiles, discípula do encenador e teórico Keith Johnstone.

Páginas artísticas: www.facebook.com/musgo.pt /www.musgo.org.pt




EPISÓDIO XIII - 16 DE JANEIRO'20
ARTISTA CONVIDADO: ALEXANDRE NEVES CASTING
No dia 16 de Janeiro inauguramos a temática Casting com Alexandre Neves, formado em Engenharia Agronómica e pós-Graduado em Ciências do Ambiente, criou a “Alexandre Neves Casting”, empresa que faz agenciamento e gestão de imagem de atores, comerciais e crianças e trabalha na área de castings para publicidade há 10 anos.
Páginas artísticas: www.facebook.com/pg/alexandrenevescasting





EPISÓDIO XIV - 23 DE JANEIRO'20
ARTISTA CONVIDADA: ANNA CARVALHO
No dia 23 de Janeiro regressamos à temática Artes Performativas, com especial enfoque no Cinema e Televisão, com Anna Carvalho, uma premiada atriz, realizadora e produtora portuguesa. Com uma carreira e formação consolidadas nacional e internacionalmente tanto em teatro como em cinema, TV, Improvisação e dança/movimento, Anna Carvalho conta com mais de 60 filmes e series premiados entre Portugal, EUA, Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha. Formada em Teatro, especialização em Interpretação - Artes Performativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema e Licenciada em Ciências da Comunicação - Audiovisuais, formou-se com nomes como Margie Haber, Marcia Haufrecht, Bob Goodman, Teresa Vilaverde, Vera Mantero, Nuno Pino Custodio, João Mota entre muitos outros. No cinema trabalhou com Pedro Costa, Possidónio Cachapa, Alain Tanner, João Paulo Simões, Ruy Guerra, Maria João Ferreira, Erik Bernard e muitos mais. Em teatro,  Pompeu José, Alexandre Lyra Leite, Martim Pedroso, Alexandre Honrado, Rita Leite, Michel Simeão, João Carneiro, entre outros. Em paralelo à sua carreira enquanto actriz, Anna também trabalhou como professora de “Expressão Dramática” e foi produtora de um programa Institucional na RTP, escreveu vários artigos de teatro e música no jornal "Inside" e mais tarde sobre Cinema no Blog "D'Magia". Em 2017, escreveu, realizou, produziu a premiada curta metragem "Death is the Place on Earth". 

Páginas artísticas: www.anna-carvalho.com / www.facebook.com/AnnaCarvalhoActress / www.imdb.com/name/nm3238341




EPISÓDIO XV - 30 DE JANEIRO'20
ARTISTA CONVIDADA: ANA RODRIGUES
Despedimos-nos do mês de Janeiro, dia 30, com a actriz e criadora Ana Rodrigues. Ana Rodrigues iniciou a sua formação académica em Teatro em 2008, mantendo a sua profissão como Contabilista Certificada. Fez a maioria da sua formação no espaço Evoé Escola de Actores, frequentando vários cursos como Interpretação, Teatro Gesto (com Sofia Cabrita), Clown (com Ana Piu, Sam Mayer e Anabela Mira) e Voz e Canto (com Beatriz Portugal). Também no espaço Evoé frequentou vários workshops, de salientar “Dramaturgia do Ator em Cena” com Gonçalo Amorim, “Visual Theater” com Jonh Mowat, método Suzuki com Joana Pupo, Raza boxes com Patricia Ubeda, entre outros. Fora do espaço Evoé, fez vários workshops/cursos, nomeadamente com Paula Luiz, João Lobato, Claudio Hocham e no Teatro Carnide com Sofia Ângelo. Participou como criadora e atriz nas peças “Viva La Vida” de Humberto Robles”, no coletivo “Teatro para a Mudança”, “O Irmão” de David Mourão Ferreira e “Confissões Espontâneas” adaptado do livro “Crimes Exemplares” de Max Aub. Atualmente integra a companhia de teatro  “Àpis Teatro”, que se constituiu por iniciativa de um grupo de alunos da Evoé - Escola de Actores - Ana Rodrigues, Carla Portugal, Joel Costa, Paulo Mendes da Silva, Ricardo Silva e Vítor Alves .  

Páginas artísticas: www.facebook.com/ana.rodrigues.1217727 - www.facebook.com/apisteatro





EPISÓDIO XVI - 06 DE FEVEREIRO'20
ARTISTAS CONVIDADAS: MARIA JOÃO TRINDADE E ANA ENES (LUA CHEIA - TEATRO PARA TODOS)


Abrimos o mês de Fevereiro com a temática Teatro Infantil e Marionetas. As nossas convidadas de dia 06 são Maria João Trindade e Ana Enes, actrizes, contadoras de histórias e manipuladoras de marionetas. Criaram a companhia profissional Lua Cheia – Teatro para todos em 1996, em Lisboa. Em 1998 constitui-se como associação cultural, desenvolvendo a criação artística numa articulação constante entre actor, objecto e marioneta, cruzando o tradicional com o contemporâneo e criando uma relação transversal com outras áreas de expressão artística como as artes plásticas, música e imagem. Desde 2015 dinamiza a Casa do Coreto, uma antiga serralharia transformada num espaço cultural em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide.

Páginas artísticas: www.luacheia.pt / www.facebook.com/casadocoreto



EPISÓDIO XVII - 13 DE FEVEREIRO'20
ARTISTA CONVIDADO: FREDERICO ELIAS
A estrear a temática Escultura e Desenho recebemos, no dia 13 de Fevereiro, o escultor Frederico Elias. Frederico Elias iniciou-se em atelier de pintura, tendo-se formado em escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e especializado em Anatomia Artística na mesma instituição. Frequentou a Accademia di Belle Arti di Carrara, em Itália, onde se especializou no estudo do corpo humano e na técnica de modelação em barro, com modelo vivo. O artista intercala o trabalho de escultor (artista plástico), focado no estudo do corpo humano, com o trabalho de professor de Desenho Anatómico na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Fundou em 2018 a E. Art Academy uma marca de produtos didácticos de Belas-Artes e Academia de ensino artístico.






EPISÓDIO XVIII - 20 DE FEVEREIRO'20
ARTISTAS CONVIDADAS: MARTA MARTINEZ E MARTA PEDRINHO (LAS MARTINEZ)
A abrir a temática Dança Espanhola, recebemos, no dia 20 de Fevereiro, a bailarina e coreografa Marta Martinez e Marta Pedrinho, também bailarina, do grupo Las Martinez. Dançando o amor, a força, a saudade em cada passo, em cada movimento, em cada batida, Las Martinez é um novo projecto na área da dança, unindo o Flamenco, a Dança Contemporânea e o Fado. Com um elenco de 8 bailarinas com formação em Dança Contemporânea, Dança Jazz e Dança Espanhola surgiu o projecto “Las Martinez”, que com coreografias da autoria de Ana Marques e Marta Martinez, reúne as bailarinas Ana Marques, Cristina Pereira, Marta Martinez, Marta Pedrinho, Mila Alberto, Raquel Jorge, Rita Pombo e Daniela Ferreira e o técnico de luz e som Carlos Filipe.

Páginas artísticas: www.facebook.com/lasmartinezz



 EPISÓDIO XIX - 27 DE FEVEREIRO'20
ARTISTA CONVIDADO: FILIPE SAMBADO

Regressamos à temática Música com uma emissão especial Festival da Canção'20, na qual recebemos no dia 27 de Fevereiro o cantautor e produtor de matriz indie pop Filipe Sambado. Filipe Sambado que estudou Teatro e Dramaturgia na Escola Superior de Teatro e Cinema e Técnicas de Som na Restart. Em 2016 lançou o seu primeiro álbum "Vida Salgada", editado pela Spring Toast Records, colectivo que também integrou. No ano seguinte lança o single ASS AMBADO no canal de YouTube da Produtora Musical Maternidade e em 2018 lançou o seu segundo álbum "Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo", editado pela NorteSul, subsidiária da Valentim de Carvalho. O segundo álbum é considerado disco nacional do ano pela Antena 3 e foi nomeado pela Sociedade Portuguesa de Autores para os Prémios SPA 2019 na categoria de Música - Melhor Trabalho de Música Popular. Este ano lança o seu novo álbum Revezo, editado também pela NorteSul. O disco é composto por 10 canções que nos mergulham os ouvidos numa folk floral e contemplativa, mantendo o músculo da música de intervenção e a rudeza da música popular portuguesa, com apontamentos de folclore, em arranjos de luxúria conceptual. O primeiro single do disco é a "Jóia da Rotina" e o tema "Gerbera Amarela do Sul" marca a estreia de Filipe Sambado no Festival da Canção deste ano, como compositor e intérprete.




EPISÓDIO XX - 05 DE MARÇO'20
ARTISTA CONVIDADO: PEDRO BETTENCOURT

A inaugurar a temática Dança Contemporânea recebemos, no dia 5 de Março, o bailarino e intérprete Pedro Bettencourt. Pedro Bettencourt é formado em Artes do Espectáculo – Interpretação no Conservatório de Música da JOBRA, onde iniciou também os estudos em Dança Contemporânea. Em 2014 licenciou-se na Escola Superior de Dança e começou a leccionar aulas de dança contemporânea para adultos, seniores e portadores de deficiência. No seu percurso artístico destacam-se os trabalhos com Marta Silva e Félix Lozano em Baile no... Bairro, com a companhia La Fura del Baus em 2014 e a participação na Residência Compota Silêncio e Raiz com coordenação artística de Paula Pinto, em 2015. Em 2016 participou na Residência Artística com o Quorum Ballet e 37.25| Núcleo de Artes Performativas, no Lago dos Cisnes. Nesse mesmo ano, iniciou a sua colaboração com a Amalgama Companhia de Dança enquanto intérprete nos projectos Fado Meu e Conferência dos Pássaros onde permanece até à data. Também tem desenvolvido vários projectos como criador/intérprete, a solo ou em grupo, destacando a sua última criação Mãe D'Água. É Fundador, Criador e Intérprete no PUF Colectivo, um colectivo transdisciplinar que desenvolve espectáculos de carácter experimental na área das Artes Performativas.

Páginas artísticas: www.facebook.com/pg/PeBettencourt



EPISÓDIO XXI 23 DE ABRIL'20
ARTISTA CONVIDADA: SARA SEABRA

A inaugurar a temática Bordado em fotografia/ Artes Plásticas recebemos, no dia 23 de Abril, a artista plástica Sara Seabra. Sara Seabra é artista autodidacta e frequenta o curso de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Formada em Ballet Clássico pela Imperial Classical Ballet, recebeu duas menções honrosas, a primeira referente ao Prémio Literário José Estêvão (2014) e a segunda na área da pintura no Concurso Aveiro Jovem Criador (edição 2019). Frequentou durante dois anos a escola de teatro Start-teatro Histórias Formação e vários estágios de dança no Teatro Aveirense desde 2008 até 2012, alguns deles com a Companhia Nacional de Bailado e com o Ballet Teatro, com a Companhia Quorum Ballet e com a Companhia Jeune Ballet de Genève. Membro do Parlamento Europeu de Jovens, em representação da Escola Secundária José Estêvão, que decorreu em Matosinhos (2013), integrou a organização do Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade Coimbra. Foi praticante de natação durante onze anos, três dos quais em Pré-Competição, vencedora do OlimpÍlhavo de Ténis de Mesa no escalão Iniciados Femininos no ano letivo 2010/2011, segunda classificada no torneio de Ténis de Mesa em Ílhavo no ano letivo 2010/2011 e vencedora de duas provas de corta mato escolar nos escalões Iniciados Femininos (ano letivo 2010/2011) e Infantis-A Femininos (2007). Exerceu ainda funções de rececionista de um parque de campismo no ano de 2019 e realizou voluntariado num lar de Terceira Idade.

Página artística: www.facebook.com/pg/semtitulox2





EPISÓDIO XXII - 30 DE ABRIL'20
ARTISTA CONVIDADO: MIGUEL DAMIÃO


No dia 30 de Abril regressamos à temática Artes Performativas, com especial enfoque no Cinema e Televisão, com Miguel Damião, um reconhecido actor português, oriundo dos Açores (São Miguel). Com uma carreira e formação consolidadas tanto em teatro como em cinema e televisão, Miguel Damião trabalha como actor profissional desde 2001. Licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e formado em Cinema e Televisão, na Academia Arte6, frequentou inúmeros Workshops com André Cerqueira,  Jean-Paul Buchieri, Michael Margotta, Àlvaro Assad, Guti Fraga, João Mota ou Mónica Calle com a qual, inclusive, participou no espectáculo “O Cerejal”. Dos seus trabalhos como actor em televisão destacam-se as novelas “Olhar da Serpente”, “Mundo Meu”, “Mar de Paixão”, “Louco Amor” e as séries “Casos da Vida, “Liberdade 21”, O Último a Sair”, “Maternidade” , “Bem Vindos A Beirais” e ainda os telefilmes “O Marceneiro” e “ Bloqueio”. Estreia-se no teatro em 2002, com o espectáculo “Mão na Luva”, com encenação de António Terra, desde então colaborou com João Lourenço no Teatro Aberto, com Joaquim Benite no Teatro Municipal de Almada, com os Artistas Unidos e Jorge Silva Melo, com Carlos Pessoa no Teatro da Garagem,  com a Mala Voadora e Jorge Andrade, com Miguel Seabra no Teatro Meridional e muitos outros. Em Cinema salientam-se os filmes “The Right Juice”, do realizador Kristjan Knigge, “Rainha Jinga” de Sérgio Graciano e “Time Zone” de Pedro Palma.



EPISÓDIO XXIII - 07 DE MAIO'20
ARTISTA CONVIDADO: ADRIANO REIS


A abrir a temática Contadores de Histórias, recebemos no dia 02 de Abril o actor e contador de histórias Adriano Reis. Adriano Reis desenvolve atividades como Técnico da Juventude, Ator, Contador de Stória de Lá, Palhaço Crioulo e Animador Sociocultural. É também Formador, Facilitador e Dinamizador de Atividades Não-formais e Atividades Extra Curriculares nas escolas, diretor Artístico do Aqu'Alva Stória - Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia -, dirigente associativo e, finalmente, um ser humano - um cidadão do mundo que vive para melhorar o mundo pela Cultura e a Educação Intercultural. No seu percurso artístico destacam-se também diversas peças de teatro, cinema, telenovelas, séries de televisão e espaços publicitários, entre eles, Os vivos, o morto e o peixe-frito, uma encenação de Candido Ferreira no Teatro D. Maria II, o espectáculo Lisboa Invisível no São Luiz Teatro Municipal, o audio-livro Chiquinho, de Baltazar Lopes, coordenado por Maria do Céu Guerra.

Páginas artísticas: teatropalcodavida.blogspot.com / www.facebook.com/pg/palcodavida



EPISÓDIO XXIV - 14 DE MAIO'20
ARTISTA CONVIDADA: NOÉMIA COSTA


Regressamos à temática Artes Performativas no dia 14 de Maio'20, com especial enfoque em televisão e teatro, numa emissão com a actriz Noémia Costa. Noémia Costa que iniciou a sua carreira em 1980, com a participação no concurso "À Procura de Novos Valores", no Coliseu de Lisboa, o que a conduziu a várias tournées aos Estados Unidos e Canadá. No seu vasto percurso profissional destacam-se várias produções em teatro, cinema e televisivas. Em teatro,  entre vários espectáculos, fez parte do musical Amália, no Teatro Politeama, com encenação de Filipe La Féria, e destacou-se como Primeira figura e empresária no Parque Mayer, Teatro Maria Vitória, nas revistas Lisboa Regressa ao Parque e Vá p’ra fora…ou vai dentro!. Em televisão integrou o elenco de vários programas de entretenimento e telenovelas,   entre elas, Eu Show Nico, Nico D'Obra, A Mulher do Senhor Ministro, Todo o Tempo do Mundo, Filha do Mar, Saber Amar, Dancin' Days, Bem-Vindos a Beirais ou, mais recentemente, podemos vê-la em Terra Brava. No seu percurso musical, tendo-se iniciado ao gravar uma cassete de FADOS, foi a vencedora do III Festival da Canção de Lisboa com o tema Lisboa Nunca Esquece, contando com mais dois discos gravados no seu percurso musical: Ternuras e Show a Dois. Ainda conhecida pelo seu humor, destaca-se em sketches humorísticos para os programas Praça da Alegria e Portugal no Coração



EPISÓDIO XXV - 21 DE MAIO'20
ARTISTA CONVIDADO: NUNO BRANDÃO


A abrir a temática Arte e Design, recebemos no dia 21 de Maio o artista e designer de santos monocromáticos Nuno Brandão. Nuno Brandão nasceu em Luanda.  Licenciou-se em Design, no IADE, em 2001, sendo que em 2005 abre a loja de Design Goma Portugal, com o objectivo de dar visibilidade aos criadores nacionais e servir como galeria de arte, loja de venda de objectos de design, acessórios de moda, vestuário alternativo, bijutaria/joalharia, fanzines e atelier de design gráfico. É após a abertura da loja que, ao olhar para a estátua de Santo António na Sé, se lembrou de criar o famoso santo monocromático de cerâmica. Rapidamente o Turismo de Lisboa lhe fez a encomenda de duas peças excepcionais, com dois metros de altura, cor de rosa, para levar a uma feira em Madrid. Concebeu a Nossa Senhora de Fátima monocromática e as cabeças do Galo de Barcelos de pendurar na parede. Desde então já vendeu milhares de Santos monocromáticos em lojas por todo o país que estão disponíveis em 16 cores e três tamanhos diferentes. Vermelho, verde, azul ou cor-de-rosa, o santo monocromático tornou-se um sucesso. Nos tempos livres, Nuno Brandão toca guitarra, devora séries, faz ilustração digital e explora as potencialidades dos papéis rugosos e das telas com tintas, canetas ou pastel. Durante os anos 90 foi  manager de 2 bandas de Almada, repórter de concertos numa rádio local, tendo mais tarde  lançado a fanzine "3ª república", dedicada ao rock português.

Páginas artísticas: gomaportugal.mozello.com / www.facebook.com/pg/gomaportugal



EPISÓDIO XXVI - 28 DE MAIO'20
ARTISTA CONVIDADO: ANTÓNIO AZENHA


Retomando a temática Escultura e Instalação Artística, recebemos no dia 28 de Maio o artista plástico António Azenha. António Azenha nasceu em Angola, em 1964, mas cresceu na Figueira da Foz e em Coimbra. Licenciado em Pintura e Mestre em Comunicação Estética, pela EUAC. 
Começou a expor na década de 80, participando em vários festivais e exposições com obras de desenho, pintura, happening, performance, vídeo e escultura. No seu percurso destaca-se, em 2009/10, a obra intitulada “O meu peão, deles e nosso”, dando início a um trabalho marcado pelo imaginário infantil e pela iconografia geracional coletiva, que culminou na exposição “Toys Replay”. Em 2016/17 dá início à exposição “Yellow Bricks” na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, cujo o conceito base é o da reutilização e redesenho de brinquedos a uma escala ampliada para criar uma experiência estética que nos remete para o imaginário da infância. Mais recentemente apresenta a exposição “Interact Buddha Party”, uma instalação artística baseada em antigas histórias e lendas chinesas, que inclui esculturas inspiradas no horóscopo chinês e no imaginário animalesco da Ásia, bem como um calendário de artista. António Azenha foi premiado com menções honrosas na III Bienal de Arte de Vila Real, no Concurso Pintura Mondego e com o Prémio Teixeira Lopes. Participou como cenógrafo num projecto de teatro “Gil Vicente nas Escolas” promovido pela Coimbra capital da Cultura, em 2003. Foi comissário dos projectos “Rota das Artes” (2005/2006) e do LINE UP ACTION - Festival Internacional de Arte da Performance (2010 a 2013). 

Páginas artísticas: www.facebook.com/antonio.azenha



EPISÓDIO XXVII - 04 DE JUNHO'20
ARTISTA CONVIDADO: FRANCISCA CORTE-REAL


Voltando à temática Ilustração/Pintura, recebemos no dia 04 de Junho a artista plástica Francisca Corte-Real. Formada em Desenho e Pintura pela Ar.co (2018) e licenciada em Ciências da Comunicação no IADE (2019), iniciou-se no desenho em Janeiro de 2014 com o intuito de materializar os seus pensamentos fugindo aos conceitos estéticos do belo com o intuito de libertar a mão e o traço, começando a pintar ao vivo na Baixa-Chiado.  Frequentou o curso de coordenação e produção de moda, na Escola de Moda de Lisboa que a levou a enveredar pela ilustração de moda, aliando a moda com a pintura. Considerando a sua arte como figurativa, expressionista e surrealista, em 2016, realiza três exposições individuais, desenvolvendo em paralelo a comercialização do seu trabalho através de particulares, galeristas e decoradores. Trabalha com vários formatos, desde papel, madeira, tecido ou tela, grafite, caneta de ponta fina, pastel de oleo, tinta acrilica, lapis de cera, café, tinta da china entre outrosLeccionou vários Workshops sobre pintura com café, tendo criado recentemente uma campanha criativa de pacotes de açúcar colecionáveis, uma vez que o café é um dos materiais fundamentais do seu trabalho. Em 2019 começou a desenvolver pinturas com marcadores de graffity Liquetex e Poscae e cores fortes, o que culminou na exposição"Sandmann Corte-Real" na Galeria Art-fact.

Páginas artísticas: facebook.com/sandmann.cortereal




EPISÓDIO XXVIII - 11 DE JUNHO'20
ARTISTA CONVIDADO: VANESSA TEODORO (THE SUPER VAN)
Estreando a temática Arte Urbana, recebemos no dia 11 de Junho a artista visual multidisciplinar Vanessa Teodoro. Vanessa Teodoro, conhecida como The Super Van, é uma ilustradora e artista de arte urbana com experiência em publicidade e design gráfico. Nasceu na Cidade do Cabo, África do Sul, onde residiu até aos 10 anos até se mudar para Lisboa, contudo foi a Cidade do Cabo que teve um forte impacto na criação da sua identidade visual. As suas obras resultam das suas experiências do quotidiano e de um cruzamento com o graffiti, as tatuagens, os padrões africanos e a banda desenhada, tendo especial interesse por representar ícones femininos. Desde 2009 tem colaborado com inúmeras marcas de renome internacional como Louis Vuitton, Jaguar, MTV, Lacoste, RedBull, Vodafone, Compal, Ikea entre outras. Vanessa tem um gosto especial por participar em projetos de street art e considera muito gratificante o desafio de pintar grandes murais de domínio público. O seu estilo define-se por uma complexa batalha entre padrões gráficos, elementos figurativos e fortes contrastes, tudo com um toque de caos e humor. Já expôs no Reino Unido, França, Alemanha e China, que, desde 2017 tem vindo a focar mais o seu trabalho. 


EPISÓDIO XXII 23 DE ABRIL'20 (A REAGENDAR)
ARTISTA CONVIDADO: TIAGO PEREIRA COUTO

A abrir a temática Artes e Comunidade, recebemos no dia 26 de Março o actor e encenador Tiago Pereira Couto.  Tiago Pereira Couto formou-se como actor na Escola Profissional de Teatro de Cascais entre 2012 e 2015. Ao longo desse período colaborou em vários projectos como ator em Divinas Palavras, encenação de Carlos Avilez, e como assistente de encenação em O Sonho Foi assistente de encenação no espetáculo Leandro, o Rei de Helíria na companhia de teatro “O Sonho” e El Monumento del Convento na companhia “La Coquera Teatro”, em Barcelona. Em televisão, integrou o elenco de MulheresJardins Proibidos,  A Impostora e Ouro Verde, mas foi em 2015 que se estreou como encenador, contando já com várias encenações no seu percurso artístico, entre elas Falar Verdade a Mentir, Menina Júlia de August Strindberg, O NatalOs Malefícios – a partir de Antón Tcheckov e Charles BukowskiAs Invejosas de Chema Rodriguez-Calderón, A Cantora Careca de Eugene Ionesco, Alex e o Mistério da Água de David Guedes, e o projecto Agir na Vida, que cruza a cultura teatral, nomeadamente, o improviso, com sketchs ou noticias do quotidiano com o objetivo de abordar e desconstruir temas problemáticos como o bullying, o suicídio, a adição às tecnologias, entre outros, com crianças e jovens, nas escolas e/ ou em bairros sociais. Fundou, em 2017, com Beatriz Teixeira, a Associação Sócio-Cultural e Artística Sem Tábuas, um projecto que estreita a ligação entre o social e o cultural, promovendo práticas artísticas para a inclusão social.