O GATO COMEU-TE A LÍNGUA


O GATO COMEU-TE A LÍNGUA é o programa de rádio que promete revolucionar o underground artístico português, um programa de rádio em multi-plataforma resultado de uma parceria entre as Produções D. Mona e a Rádio Movimento, com o objectivo de criar uma plataforma de discussão em torno das Artes Performativas e da Imagem em Movimento. O programa estreou a dia 26 de Setembro de 2019 em multistreaming e a emissão vai para o ar em directo (som e imagem) todas as quintas-feiras das 22h00 às 23h00. Prometemos abordar as mais diversas temáticas do mundo da Arte. A guiar a emissão, entre conversa e técnica, contamos com Mónica Kahlo, Sílvia Raposo, Margarida Camacho e Bárbara de Afonso Macedo, das Produções D. Mona. O programa promete surpreender ao longo dos próximos meses e poderão acompanhar-nos em directo no youtube, facebook e páginas oficiais:

www.facebook.com/dmonaii
www.facebook.com/radiomovimentopt
www.youtube.com/channel/UClWcg03amUmNjDVDdFS-bfQ
.


2019

EPISÓDIO-PILOTO - 26 DE SETEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADA: ÉLIA RAMALHO

A abrir a temática Artes Plásticas no dia 26 de Setembro, teremos o prazer de ter connosco a artista plástica Élia Ramalho, cujo mais recente trabalho o Quarto de Van Gogh está a ser um tremendo sucesso, uma obra em tamanho real, onde o público se pode sentar e deitar percorrendo, literalmente, o quarto deste pintor holandês pós-impressionista. Élia é artista visual e escritora, tendo realizado diversas exposições individuais e ateliês de pintura e ilustração 3D em Portugal e Timor-Leste. É doutoranda em Materialidades da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com mestrado em Comunicação Estética e Licenciatura em Artes Plásticas/Pintura na ARCA-EUAC. Em 2009 recebeu uma menção honrosa na Bienal de Vila Nova de Cerveira e na Bienal de Porto Santo. Foi-lhe atribuído também o Prémio de Pintura e Escultura Dom Fernando II em Sintra. As suas obras estão representadas em coleções particulares e nas coleções do Museu da Presidência da República, Casa Museu Fernando Namora, Embaixada de Timor Leste em Lisboa e Hospital Distrital de Tomar. 
Para saber mais sobre esta artista portuguesa acompanhe-nos no próximo dia 26 de Setembro às 22h00 e fique a conhecer também as suas páginas artísticas: eliaramalho.com  www.facebook.com/eliaramalhoartista.



EPISÓDIO II - 03 DE OUTUBRO'19
ARTISTA CONVIDADA: LINDA VALADAS

Na temática Nova Ópera e a abrir o programa de 03 de Outubro teremos como convidada Linda Valadas, actriz, encenadora e cantora. Estudou teatro com João Mota, Marcia Haufrecht (Nova Iorque), Bruno Schiappa e Scott Williams (Londres) e frequentou o Mestrado em Teatro, especialização em Encenação, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalhou como intérprete com Nuno Pino Custódio, Alexandre Lyra Leite, Wojtek Ziemilski, Graham Vick, Ana Padrão, Ron Howell e Catarina Trota.  No cinema, em Portugal, trabalhou com Claudia Clemente. Em Itália e no Reino Unido filmou com Amir Gere, João Paulo Simões e Joseph Tito. Tem trabalhado como actriz e voice over artist para televisão na TVI, SIC e RTP e foi nomeada para os Globos de Ouro 2016 com o espetáculo E Morreram Felizes Para Sempre.  Fundou este ano a  AREPO | Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, com o compositor Luís Soldado.
Página artística: www.facebook.com/linda.valadas




EPISÓDIO III - 10 DE OUTUBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: MATAMBA JOAQUIM

A abrir a temática das Artes Performativas e da Imagem em Movimento, recebemos no dia 10 de Outubro o actor e argumentista Matamba Joaquim, vencedor do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA em 2018 pelo seu brilhante desempenho em "Comboio de Sal e Açúcar" e membro fundador do Teatro GRIOT, uma companhia não só premiada diversas vezes pelo talento artístico como de uma relevância mordaz na sociedade portuguesa.
Páginas artísticas: www.facebook.com/matambajoaquim / matambajoaquim.com




EPISÓDIO IV - 17 DE OUTUBRO'19
ARTISTA CONVIDADA: MARTA VIEIRA

A inaugurar a temática Caracterização e Cosplay convidámos a artista Marta Vieira, também conhecida como MindBizarre, para abrir o programa do dia 17 de Outubro de 2019. Os seus trabalhos unem cosplay, vídeo, fotografia, pintura, desenho, maquilhagem e escultura, dando ao Cosplay uma dimensão de autêntica Face e Body Art.




EPISÓDIO V - 14 DE NOVEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADA: ESHANI LASYA

A estrear a temática Novos Caminhos da Dança, entrevistamos no dia 14 de Novembro a bailarina e coreografa Eshani Lasya, fundadora da EKA Dance Company e pioneira do método NATYOGA, que combina Dança, Yoga e Meditação.
Páginas artísticas: www.facebook.com/eshani.visual.dancerwww.facebook.com/EKAdancecompany


EPISÓDIO VI - 21 DE NOVEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: IVO SOARES

A abrir a temática Novos Talentos, recebemos no dia 21 de Novembro, o músico, letrista e compositor Ivo Soares, vencedor do concurso MTV 2012. Depois do sucesso de Exklusive Miami 2012, Let It Go EP, There Is Soul In My House, prepara-se para lançar o quarto álbum e teremos o privilégio de o ouvir cantar em directo nas multiplataformas da Rádio Movimento e Produções D. Mona, entre elas o Facebook, YouTube e páginas oficiais. Um exclusivo O Gato Comeu-te a Língua!
Páginas artísticas: www.facebook.com/ivosoaresx /  www.youtube.com/ivosoaresptt




EPISÓDIO VII - 28 DE NOVEMBRO'19
ARTISTAS CONVIDADOS: VITORINO CORAGEM E AMÉLIA MONTEIRO

A abrir a temática Arte e Fotografia, num episódio especial dia 28 de Novembro, teremos connosco em estúdio os fotógrafos Vitorino Coragem e Amélia Monteiro. Vitorino Coragem é fotógrafo e jornalista. Formado em sociologia, trabalhou nas redacções do jornal A Capital, Diário de Notícias, Folha de São Paulo e La Opinión de Granada. Pela lente de Vitorino Coragem já passaram nomes tão variados como a fotógrafa Estelle Valente, os actores Fernando Luís, Eunice Muñoz, Pedro Lamares ou os músicos Simone de Oliveira, Rita Redshoes e Jorge Palma. Como trabalhos mais recentes do autor destacam-se as exposições “Maria Bicicleta” e “Light & Sea Collection”, nas quais o rosto ocupa o papel de destaque. É um activista do uso da bicicleta na cidade de Lisboa; E 
Amélia Monteiro é fotógrafa desde 2009, formada em fotografia de teatro e concertos, retrato, foto-jornalismo e fotografia documental, assim como em WebDesgin e Marketing digital. Em 2017 fundou o site Aconteceemlisboa.pt, uma página onde o texto, as imagens e o desenho são os pilares de diversas matérias sobre exposições e espectáculos de rua e de teatro. É uma Urban Sketcher e grande apaixonada pelo violino.



EPISÓDIO VIII - 05 DE DEZEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: DILEN MAGAN

A inaugurar a temática Espaços Culturais recebemos no próximo dia 5 de Dezembro o artista e empresário Dilen Magan, director da EKAM, uma produtora independente de audiovisuais que apoia artistas na concepção, desenvolvimento e divulgação dos seus projectos musicais, e co-fundador
 do projecto TEMPLE LX. TEMPLE é o mais recente espaço cultural da cidade de Lisboa, dedicado a actividades culturais: teatro, dança, performance, artes visuais, música (acústica e electrónica); e serviços relacionados à educação e bem-estar, como palestras e terapias. É a sede do projecto YANTRA - roupas personalizadas feitas à mão - com loja e estúdio 'in loco'. Também inclui o estúdio de dança da EKA Dance Company, dirigida por Eshani Lasya, que foi nossa convidada na emissão de 14 de Novembro'19, com aulas e workshops sobre dança clássica indiana, ioga e meditação.

Páginas artísticaswww.facebook.com/nadatemple



EPISÓDIO IX - 12 DE DEZEMBRO'19
ARTISTA CONVIDADO: JOCKA CARVALHO

Last, but not least, a abrir a temática Novo Circo, dia 12 de Dezembro, recebemos o artista Jocka, atleta de alta competição, bailarino, artista de circo e coreógrafo. Integrou a Top 4 Gymnast World ranking list em 2003, fez parte do Ginásio Clube Português, com o qual participou no torneio Pre Olympic e se consagrou 7 vezes como campeão nacional, tendo sido indicado também para os 2º e 3º lugares na World Cup de 2001 e 2003, respectivamente. Jocka Carvalho formou-se na Escola de Circo com um diploma em Hand Balance e Strapaten e realizou inúmeros shows circenses na Europa e nos EUA, vendo o seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente.
Páginas artísticaswww.instagram.com/jockaflyerwww.jockacarvalho.com / www.facebook.com/jockacroflyer


EPISÓDIO X 19 DE DEZEMBRO'19
ARTISTAS CONVIDADOS: MABELLE e DAVID CARRÃO

No dia 19 de Dezembro, regressamos à temática Música numa conversa com Elsa Frias, vocalista da MaBelle Band, com a participação especial de David Lucas Carrão numa rubrica de humor em torno da temática musical. O projecto Elsa Frias & MaBelle Band surgiu em 2013, tendo ganhado força em Setembro de 2016 quando se juntou e ao grupo elementos chave: naipe de sopros, coros e teclas, que decidiram estrear esta partilha pelo bom gosto musical do Rock Blues & Soul. Com a participação em 2018 de Elsa Frias no The Voice Portugal, a sua voz tornou a destacar-se e com ela o projecto MaBelle. Este será um programa especial com uma rubrica de abertura por David Carrão. David Lucas Carrão que é um actor e humorista formado em Artes do espectáculo e comédia de improviso. No seu percurso destacam-se não só os seus solos stand up e de improviso, mas também a participação em 5 edições consecutivas da rubrica Speed Battle do programa 5 para a Meia Noite e a sua colaboração com o Grupo de Teatro de Letras, dirigido por Ávila Costa.






2020

EPISÓDIO XI - 09 DE JANEIRO'19
ARTISTA CONVIDADO: PAULO CAMPOS DOS REIS (MUSGO)

Abrimos o ano na temática de teatro com Paulo Campos dos Reis que estará connosco em estúdio no dia 09 de Janeiro. Paulo Campos dos Reis estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Escola Superior de Jornalismo, no Porto. É cofundador de quatro estruturas de criação sintrenses: Valdevinos Teatro de Marionetas, teatromosca, Éter Produção Cultural e Musgo Produção Cultural. É encenador, actor e escritor de cena. Ultimamente tem vindo a encenar espectáculos com textos de autores portugueses/lusófonos: Camões (2015-16), Sophia de Mello Breyner Andresen (2017), Herberto Helder (2017), José Mena Abrantes (2018) e, mais sistematicamente (2016-19), de Jaime Rocha. É autor do livro “Autógrafo Seguido de Autocolantes”, com chancela das Edições Quasi. É director artístico do colectivo de teatro MUSGO Produção Cultural.
Páginas artísticas: www.facebook.com/musgo.pt /www.musgo.org.pt


EPISÓDIO XII - 16 DE JANEIRO'20
ARTISTA CONVIDADO: ALEXANDRE NEVES CASTING
No dia 16 de Janeiro inauguramos a temática Casting com Alexandre Neves, formado em Engenharia Agronómica e pós-Graduado em Ciências do Ambiente, criou a “Alexandre Neves Casting”, empresa que faz agenciamento e gestão de imagem de atores, comerciais e crianças e trabalha na área de castings para publicidade há 10 anos.
Páginas artísticas: www.facebook.com/pg/alexandrenevescasting




EPISÓDIO XIII - 30 DE JANEIRO'20
ARTISTAS CONVIDADOS: FILIPE CRAWFORD E PABLO EVOÉ
Despedimos-nos do mês de Janeiro, dia 30, com os actores e formadores Filipe Crawford e Pablo Evoé. Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema e pela Université de la Sorbone, Filipe Crawford tem, ao longo dos anos, participado em diversas longas metragens, series e telenovelas. No entanto, é no Teatro que Filipe se destaca, sendo um dos mentores da “Técnica da Máscara” em Portugal. Fundou, em 1995,  a Filipe Crawford Produções Teatrais que em, 1999, veio a habitar a Casa da Comédia. As produções Filipe Crawford são uma estrutura que se dedica à produção de espectáculos de Teatro e à realização de acções de formação de actores e técnicos de Teatro. Por sua vez, Pablo Evoé, que da sua formação também fez parte a Escola Superior de Teatro e Cinema, tal como o Teatro do Gesto - Método jacques Lecoq com Norman Taylor, entre muitos outros, iniciou o seu trabalho como professor de teatro em 1998, sendo actualmente o coordenador pedagógico da Evoé - Escola de Actores. Em paralelo desenvolve a sua actividade também enquanto actor e encenador, acumulando uma valiosa experiência em teatro, contando no seu percurso com mais de seiscentas apresentações em Portugal e no Estrangeiro.

Páginas artísticas: www.filipecrawford.com / www.facebook.com/FcProducoesTeatrais / www.evoe.pt



EPISÓDIO XIV - 06 DE FEVEREIRO'20
ARTISTAS CONVIDADAS: MARIA JOÃO TRINDADE E ANA ENES (LUA CHEIA - TEATRO PARA TODOS)

Abrimos o mês de Fevereiro com a temática Teatro Infantil e Marionetas. As nossas convidadas de dia 06 são Maria João Trindade e Ana Enes, actrizes, contadoras de histórias e manipuladoras de marionetas. Criaram a companhia profissional Lua Cheia – Teatro para todos em 1996, em Lisboa. Em 1998 constitui-se como associação cultural, desenvolvendo a criação artística numa articulação constante entre actor, objecto e marioneta, cruzando o tradicional com o contemporâneo e criando uma relação transversal com outras áreas de expressão artística como as artes plásticas, música e imagem. Desde 2015 dinamiza a Casa do Coreto, uma antiga serralharia transformada num espaço cultural em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide.
Páginas artísticas: www.luacheia.pt / www.facebook.com/casadocoreto