ARTSTA CONVIDADO: RUI PAIVA

 EPISÓDIO XXXIV -  07 DE JANEIRO '21

ARTISTA CONVIDADO: RUI PAIVA


O GATO COMEU-TE A LÍNGUA é o programa de rádio que promete agitar o underground artístico português, um programa de rádio em multi-plataforma resultado de uma parceria entre as Produções D. Mona e a Rádio Movimento, com o objectivo de criar uma plataforma de discussão em torno das Artes Performativas e da Imagem em Movimento. Poderão acompanhar-nos em directo no youtube, facebook e páginas oficiais todas as quintas-feiras entre as 19h00 e as 20h00. Para ver e ouvir EM DIRECTO, agora em cinco plataformas, nos nossos canais do Facebook, YouTube, Twitch, Twitter e Mixer:
 

www.facebook.com/radiomovimentopt

www.youtube.com/rmovimentoptonline

www.twitch.tv/radiomovimento

www.twitter.com/radiomovimento1

www.mixer.com/radiomovimento

 

Ainda podem ouvir-nos, apenas em áudio, no player do site da Rádio Movimento:

www.radiomovimento.pt

Em Outubro de 2020 o programa uniu-se à emissora madrilena Radio A Bordo, passando a emitir também em podcast todos os sábados às 17h00:
 
 

No dia 07 de Janeiro estreamos a temática Aguarela com o pintor e ilustrador Rui Paiva. Rui Paiva nasceu em Moçambique e viveu até aos 15 anos no interior bravio de Chimoio. Licenciado e docente em Economia, Rui nutria em paralelo um interesse pelo desenho, ilustração e pintura em aguarela, interesse que virá a desenvolver quando viaja para Macau com a missão de criar um departamento de Comércio Interno. É em 1980, enquanto se envolve na criação da nova lei de Comércio Externo, que Rui é surpreendido pela publicação de 4 desenhos seus, de carácter surrealista, no jornal de língua chinesa Wa Kio. Regressa a Portugal em 1982, para ingressar na área de análise de risco na banca e entre 1984 e 1986 começa a frequentar a Sociedade Nacional de Belas Artes e Cursos de Experiências Plásticas orientados pelos pintores João Vieira e José Mouga. Começa a pintar a óleo, pastel seco e de óleo, bonecos de pasta de papel. É quando regressa a Macau, em 1986, que inicia as suas primeiras experiências de pintura a acrílico sobre tela. Em simultâneo com funções de director de banca prossegue uma carreira artística consistente, participando activamente desde 1990 em exposições individuais e colectivas em Portugal, Macau, Hong Kong e Vietname, Malásia, Coreia do Sul e Japão. Ilustra livros de poetas de Macau, Alberto Estima de Oliveira e José Silveira Machado, publicando em 1982 um Livro de Desenhos. Em 2017 edita “Nuvem Branca”, livro de artista e de vida, sendo convidado para vários festivais literários: Festival Internacional de Cultura de Cascais, Escritaria em Penafiel, Folio em Óbidos e The Script Road - Macau Literary Festival, Macau em 2018.

Página artística: www.ruipaiva.com

--

El 9 de Enero lanzamos el tema Acuarela con el pintor e ilustrador Rui Paiva. Rui Paiva nació en Mozambique y vivió hasta los 15 años en el salvaje interior de Chimoio. Licenciado y profesor en Economía, Rui tenía interés por el dibujo, la ilustración y la acuarela, que desarrollará cuando viaje a Macao con la misión de crear un departamento de Comercio Interior. Es en 1980, mientras se involucra en la creación de la nueva ley de Comercio Exterior, que Rui tiene la oportunidad de publicar 4 de sus dibujos surrealistas en el periódico chino Wa Kio. Regresó a Portugal en 1982, para ingresar al área de análisis de riesgos en la banca, y entre 1984 y 1986 comenzó a visitar la Sociedad Nacional de Bellas Artes y a asistir cursos de Experiencias Plásticas guiados por los pintores João Vieira y José Mouga. Empieza a pintar al óleo, pasteles secos y al óleo, muñecos de papel. Pero es cuando regresa a Macao, en 1986, que comienza sus primeras experiencias de pintura sobre acrílico sobre lienzo. Al mismo tiempo que es director bancario, sigue una carrera artística constante, participando activamente desde 1990 en exposiciones individuales y colectivas en Portugal, Macao, Hong Kong y Vietnam, Malasia, Corea del Sur y Japón. Ilustra libros de los poetas de Macao, Alberto Estima de Oliveira y José Silveira Machado, publicando en 1982 un Libro de Dibujos. En 2017 edita “Nuvem Branca”, un libro de artista y vida, siendo invitado a varios festivales literarios: Festival Internacional de Cultura de Cascais, Escritaria in Penafiel, Folio in Óbidos y The Script Road - Macau Literary Festival (2018), en Macao.